Melhorando a acurácia diagnóstica pré-operatória de nódulos tireoidianos. Aplicação de testes moleculares.

O PROBLEMA



A punção aspirativa por agulha fina (PAAF), seguida da análise citopatológica é o procedimento padrão para o diagnóstico pré-operatório de nódulos tireoidianos. Mundialmente é reconhecido como o método de melhor custo/benefício para esse propósito.

Vários avanços nesta área nos últimos anos foram alcançados. Citamos alguns: a definição e caracterização dos critérios diagnósticos e padronização de laudos. É um metódo extremamente sensível e específico para se diagnosticar o câncer mais comum deste órgão, o carcinoma papilar.



No entanto, a citopatologia aplicada aos produtos de PAAF apresenta limitações inerentes ao método. A impossibilidade de se definir invasão capsular e/ou vascular nessa etapa faz com que alguns nódulos benignos e malignos (especialmente os com diferenciação folicular) dividam características morfológicas comuns, dificultando sua distinção.



O resultado disso é que entre 10 a 30% dos nódulos biopsiados são diagnosticados como indeterminados pela citopatologia (Categorias III, IV e V do Sistema Bethesda). Baseado nas recomendações deste sistema, os pacientes diagnosticados como Categoria III devem ser seguidos clinicamente como nova punção após 3 meses. Os pacientes diagnosticados como Categoria IV e V devem ser submetidos a tireoidectomia com proposta diagnóstica para melhor caracterização do nódulo. É interessante notar que até 85% dos nódulos classificados como indeterminados demonstram ser na verdade benignos quando no momento da análise histopatológica pós-cirúrgica [2] .










O TESTE

O miRInform® Thyroid Panel consiste em um teste molecular patentiado pela companhia ASURAGEN. Trata-se de um painel de pesquisa de mutações e transcriptos de fusão relacionados à maior probabilidade de malignidade - Tabela 2.



Seguem alguns dados sobre esses marcadores: 

  • As mutações nos genes BRAF, RAS e a translocação RET/PTC são observadas em até 80% dos carcinomas papilares [1].
  • As mutações no gene RAS e translocações PAX8/PPARγ  são observados em 70% dos carcinomas foliculares [1]
Dessa forma, ao ser aplicado em nódulos classificados como indefinidos na citologia, o miRInform® Thyroid Panel aumentaria a acurácia diagnóstica, melhorando a seleção dos
pacientes portadores de neoplasia maligna. Esses marcadores são recomendados pela American Thyroid Associassion (ATA) com o objetivo de melhorar a acurácia diagnóstica pré-operatória de nódulos tireoidianos indeterminados.

COMO EXECUTAR O TESTE


O teste deverá ser feito em um novo material colhido do mesmo nódulo que foi caracterizado como indefinido na punção prévia. Esse novo material será dividido em outras duas amostra: uma para o teste propriamente dito e outra para controle morfológico (para termos certeza de que o nova punção foi do mesmo nódulo indefinido). É necessário solicitar ao LABORATÓRIO LÂMINA o frasco com preservador de RNA e DNA. 




OUTRAS APLICAÇÕES DO TESTE


Em casos de carcinoma papilar, a caracterização se o mesmo apresenta mutações no gene BRAF pode servir para estratificar o prognóstico desses paciente conforme o gráfico abaixo. 


Paciente que tiveram a mutação neste gene (BRAF+) tiveram uma Sobrevida Livre de Doença claramente pior que os pacientes sem mutação neste gene (BRAF-).


FAQ

Como solicitar o teste? Em pedido médico, descriminando o resultado citopatológico anterior que indicou o exame. O paciente deverá comparecer ao Laboratório LÂMINA que irá entregar-lhe o frasco de preservação para que seja levado ao médico que fará a coleta, conforme orientação acima.
Quais as exigências para amostras adequadas? O material puncionado deve ser colocado no recipiente de preservação molecular próprio. O painel miRInform pode ser realizado em amostras contendo no mínimo 50ng de tecido.
Por quanto tempo a solução fornecida preserva o material? A solução fixadora preserva os ácidos nucléicos por até 6 semanas em temperatura ambiente. 
Qual o prazo de entrega do resultado? O teste é realizado em 7 a 10 dias úteis a partir do recebimento do material no laboratório da Asuragen. A esse prazo deverá ser somado o tempo do transporte (via correio).
Quais foram os critérios para a escolha dos biomarcadores do teste? As mutações e produtos de translocações estudados foram selecionados baseados em numerosos estudos, tendo alta correlação com malignidades na tireóide. Além disso esses marcadores são recomendados pelos guidelines da ATA.
Quais procedimentos de Controle de Qualidade são tomados antes do teste para se determinar a adequabilidade da amostra? Em primeiro lugar ao se fazer uma análise morfológica (Controle Morfológico) no mesmo material que será encaminhado para o teste molecular, estamos garantindo que a pesquisa será feita nas mesmas células morfologicamente alteradas. Em segundo lugar, o laboratório Asuragen pesquisa a qualidade e quantidade de ácidos nucléicos na amostra. Se uma amostra adequada estiver disponível, o teste será executado. Caso a amostra seja inadequada, o teste será suspenso e outra amostra será requisitada.
Quais pacientes se beneficiariam do teste? O miRInform foi desenvolvido para se melhorar a acurácia diagnóstica pré-operatória dos nódulos tireoidianos. Portanto estaria indicado para os pacientes com uma punção prévia classificada como Categoria III e IV de Bethesda. A categoria V por ter um elevado risco de malignidade deve ser analisado caso a caso para definição se a melhor conduta seria o teste molecular ou a cirurgia. Caso haja interesse de se pesquisar mutações no gene BRAF para identificar carcinomas papilares com comportamento biológico agressivo, pode-se indicar o teste aos pacientes da categoria VI de Bethesda.
Qual a sensibilidade e especificidade do teste? A validação clínica do miRInform ainda está em andamento, mas o teste já foi validado analiticamente. Desta maneira a sensibilidade e especificidade clínica não podem ser fornecidas neste momento. A sensibilidade e especificidade analítica é de 95% e 99% respectivamente.
O que significa um resultado positivo? Um resultado positivo é indicativo de que pelo menos um dos marcadores foi detectado. Quando a validação clínica estiver completa, uma indicação clínica irá acompanhar o resultado positivo.
O que significa um resultado negativo? Um resultado negativo é indicativo de que nenhum dos marcadores pesquisados foi detectado. Importante ressaltar que um resultado negativo não significa que o nódulo é benigno, pois algumas neoplasias podem ter mutações que não são identificadas por este teste.














Dr. Marcos Segura
Médico Patologista e Citopatologista com título  de especialista nestas duas áreas. Possui mestrado  em ciências médicas pela Faculdade de Medicina da UnB

REFERÊNCIAS
[1]Ferraz C, et al. Current state and future perspective of molecular diagnosis of fine-needle aspiration biopsy of thyroid nodules. The Journal of clinical endocrinology and metabolism. 2011 Jul;96(7):2016-26. 
[2] NikiforovYE et al Impact of mutational testing on the diagnosis and management of patients with cytologically indeterminate thyroid nodules a prospective analysis of 1056FNA samples. The Journal of clinical endocrinology and metabolism. 2011 Nov;96(11):3390-7
[3] Xing M, , et al. BRAF mutation testing of thyroid fine-needle aspiration biopsy specimens for preoperative risk stratification in papillary thyroid cancer. Journa of clinical oncology : official journal of the American Society of Clinical Oncology. 2009 Jun 20;27(18):2977-82

9 comentários:

Unknown disse...

Artigo excelente, elucidativo, de fácil compreensão até para um leigo como eu.....Agradeço a ajuda.

Unknown disse...

Artigo excelente, elucidativo, de fácil compreensão até para um leigo como eu.....Agradeço a ajuda.

alecristh disse...

parabéns, ótimo artigo!!!!! Obrigado!

Blog do Morais disse...

De grande ajuda este artigo☆

Blog do Morais disse...

De grande ajuda este artigo☆

Loli Bello disse...

Artigo de excelente esclarecimento, sendo eu uma pessoa leiga nessa área.
Obrigada!

Unknown disse...

Artigo esclarecedor,de grande ajuda principalmente aos leigos.

Unknown disse...

Artigo esclarecedor,de grande ajuda principalmente aos leigos.

Unknown disse...

Estou com um nódulo não conclusão microscópica achei meio conturbado mas tô correndo atrás pelo pouco que entendi vou operar total a tireóide tô confiante fé em Deus!!! Parabéns pelo públicado aqui!

Postar um comentário